NOTÍCIAS

23/05/2019
Letras Galegas 2019

Na última semana, a Caballeros de Santiago comemorou o Dia das Letras Galegas, uma data para reforçar a importância do idioma galego, uma língua que se mantem viva, especialmente para os imigrantes espanhóis vítimas da ditadura Franquista.

O vice-Cônsul da Argentina Santiago Trasmonte prestigiou o evento, assim como a Presidente do Conselho de Residentes Espanhóis no Nordeste Miriam Boullosa e o Presidente do Clube Espanhol Marcos Cal Amorim.
O homenageado deste ano foi Antón Fraguas, escritor, historiador, antropólogo e etnógrafo espanhol de ideologia galeguista. Para falar sobre o escritor, a Caballeros recebeu a palestra da professora Araceli Luna Magariños, titular do CELGA – Centro de Estudos da Língua e Cultura Galegas da Universidade Federal da Bahia.

A noite contou ainda com apresentação do Grupo Folclórico da Caballeros de Santiago e confraternização com comidas típicas galegas. Nessa noite, foi entregue a medalha Grand Cruz Caballeros de Santiago para D Lourdes Valencia pelo reconhecimento aos serviços prestados à comunidade galega na Bahia