Celebração à Santiago Apóstolo

A semana da Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago em Salvador-Bahia teve intensa agenda, agregando a comunidade Hispano-Galega-Baiana, em comemoração ao dia de Santiago Apóstolo, sempre com a missão de manter vivas as tradição e a religiosidade junto aos imigrantes hispano-galegos e divulgando para a comunidade local.

Abrindo as festividades, no dia 21 de julho, a ABACS (Associação Baiana dos Amigos do Caminho de Santiago) parceira da Instituição, organizou a tradicional caminhada, na cidade baiana de Santiago do Iguape, percorrendo 18 Km, objetivando orientar e estimular futuros peregrinos para o caminho original, culminando com a missa na secular Igreja Matriz de Santiago do Iguape, construída entre os séculos XVII e XVIII.

Prosseguindo as comemorações, no dia 25, quando se comemora o aniversário de Santiago Apóstolo, e dia da Galícia, que o tem como padroeiro, foi celebrada uma missa na Paróquia de Sant’Ana, no Rio Vermelho,  bairro onde está localizada a Sede da Caballeros, sob a responsabilidade do Vigário Padre Ângelo Magno do Carmo, com procissão da imagem do Santo, e o destaque valoroso ao apóstolo e à comunidade de imigrantes hispano-galegos, contando com a presença do Presidente da Caballeros e Diretores e também com o fundador da Instituição Nemésio Sanchez e maciça presença da comunidade hispano-galega e soteropolitana.

No último ato comemorativo, o Presidente, Santiago Campo e a Diretoria da Caballeros de Santiago encerraram, no dia 29 de julho, no espaço da sede do Centro Recreativo União do Rio Tea, com a seguinte programação: 1 – Religiosa: a partir das 10:30h Celebração da Santa Missa, seguida de procissão 2 – Cultural: às 11:30h. O grupo folclórico da Caballeros se apresentou com os gaiteiros trazendo para a festa o tom da tradição. 3 – Gastronômica: Às 13:00h Almoço (churrasco, sardinhas, empanadas, tortilhas, rosquilhas, sobremesas, vinhos e bebidas). Às 15:00h foi feito o sorteio de brindes, entre os quais um passeio de escuna, oferecido pela LR Turismo, sendo premiado Sra. Edileuza Gonzalez e uma passagem para a Espanha oferecida pela Air Europa cujo ganhador foi Fabricio Perez. A belíssima festa evidenciou e divulgou as tradições galegas, a cultura e a gastronomia na comunidade local.

Confira abaixo a galeria de imagens da Festividade Santiago Apóstolo 2018.

Santiago Apóstolo 2018