NOTÍCIAS

11/05/2017
Letras Galegas 2017 homenageia: Carlos Casares
325x325

O Dia das Letras Galegas é um dia de celebração em torno da língua galega. Começou a celebrar-se no ano de 1963, coincidindo com a celebração do centenário da primeira edição dos Cantares Galegos de Rosalía de Castro (17 de maio).

O autor tem que cumprir três pré-requisitos para ser candidato: ter uma obra literária relevante escrita em galego, levar dez anos ou mais após a morte e ter o apoio de ao menos, três membros da Real Academia Galega.

Para saber mais sobre a história clique no link abaixo:

A história das Letras Galegas

As Letras Galegas homenageia neste ano de 2017 o  Escritor  Carlos Casares Mouriño (Orense, 24 de agosto de 1941-“A Ramallosa”, Nigrán; 9 de março de 2002).

Estudou Filosofia e Letras na Universidade de Santiago de Compostela (USC), foi professor em várias universidade europeias. De volta a Galícia, em Vigo onde estabeleceu residencia, desenvolveu sua atividade profissional como escritor.

Para saber mais sobre a história de Carlos Casares clique aqui

Para comemorar está data importante para Galícia, no dia 27 maio (sábado) a partir das 15h50 à Caballeros de Santiago  irá promover as Festividades das Letras Galegas de acordo com a programação abaixo.

Programação:

15h50 – Exposição de cartazes sobre o homenageado: Carlos Casares, oferecido pela Xunta de Galícia.
16h – Documentário seguido de palestra pela professora Elena Veiga, titular do CELGA -Centro de Estudos da Língua e Cultura Galegas da UFBA.
16h30 – Apresentação do Grupo Folclórico da Caballeros de Santiago.
17h – Queimada Galega, acompanhada de sangria, tortilhas e empanadas.