NOTÍCIAS

24/05/2018
Caballeros Celebra Letras Galegas 2018

No dia 16 de maio de 2018 a Associação Cultural Hispano Galega Caballeros de Santiago, celebrou As Letras Galegas. A homenageada deste ano foi a escritora Maria Victoria Moreno, que dedicou-se a literatura infanto-juvenil galega. Maria Victoria Moreno, nasceu em Valencia de Alcântara (província de Cáceres) em 1º de maio de 1939 e faleceu em Pontevedra no dia 22 de novembro de 2005. Seu texto mais conhecido é Anagnórise (Galaxy, 1988), vinte vezes reeditado e traduzido para várias línguas. A palestrante Araceli Luna Magariños do Celga – Ufba, falou sobre a vida e obra da homenageada e exibiu um documentário falando sobre a vida de Maria Victoria, clique aqui e confira o documentário exibido. Em seguida, foi exibido também, um vídeo feito pelo grupo musical Fuxan os Ventos que publicou uma canção para homenagear María Victoria Moreno Márquez, musicando um poema de sua autoria, Lúa de Prata, clique aqui e confira o vídeo da linda homenagem. Em seguida, foi apresentada ao público, a Sra. Vitória Sacramento Moreira, aluna de Caballeros que foi sorteada com uma bolsa de estudos do curso de espanhol, na Universidade de Santiago de Compostela (USC) na Galicia – Espanha.

Nesta noite memorável, a Instituição, representada pelo Presidente Santiago Campo e junta diretiva, homenageou com a Medalha Gran Cruz Caballeros de Santiago o grande empresário industrial, sócio da Caballeros, e o mais idoso Imigrante Galego da Bahia, D. José Rosário Rodeiro. José, nasceu no povoado A Laxe, em Fornelos de Montes, na Galicia, em 13 de fevereiro de 1918. No dia 1º de Janeiro de 1930, ele chegou em Salvador o qual juntou-se aos seus conterrâneos rumo ao desconhecido. Apesar da pouca idade, José Rodeiro tinha perseverança e muita garra, e aos 17 anos já teria o seu próprio negócio. Com muitos erros e acertos, José prosperou, e hoje é um grande empresário industrial, responsável pelo sucesso de duas grandes empresas brasileiras, exemplo de força e coragem, constituiu uma linda e grande família. Srº José é um orgulho para a Bahia, gerou empregos e mudou a vida de muita gente para melhor quando fundou as suas duas grandes empresas. A homenagem, deixou o público, que ainda não conhecia a história de vida dele, emocionados e felizes com a trajetória de fé, luta e determinação desse Imigrante empreendedor. Foi exibido um vídeo da trajetória de José, feito pela família e narrado pelos filhos e netos.

Clique aqui e confira o vídeo em homenagem ao Sr. José Rosário Cordeiro.

Findando essa noite inesquecível, a Escola de Dança de Caballeros, sob a coordenação da professora e coreografa Margareth Lusquiños, e o grupo de gaitas “Os Celtas” dirigido por Manuel Miguez, fizeram um show galego, que retratou no palco a história do imigrante José, através da música, baile, canto e gaita, tendo na abertura o poema “Imigrante” de Rosália de Castro, na voz de Amâncio Prado. O corpo de baile foi composto por alunos, profissionais, e um grupo de doze crianças, que alegraram a noite. Descendentes e não descendentes, todos amantes da cultura galega.

Clique aqui e assista ao vídeo do Grupo de Dança da Caballeros de Santiago.

Após as comemorações no auditório Orsi Pousada, os convidados se dirigiram ao Salão Nobre, e puderam disfrutar da Tradicional Queimada Galega feita pelo diretor de Cultura Manuel Miguez, acompanhado da galega Araceli Magariños que recitou o Conxuro. Foi servido Sangria, tortillas e empanadas galega.

Estiveram presentes os familiares do Srº José Rosário Rodeiro que na ocasião, doou para a Biblioteca da Instituição o livro sobre a história dele, “UM HOMEM E SEU SONHO” escrito por Aurélio Schommer. O Consul de Cuba Alexis Lázaro Cruz Moracén, também fez a doação de um livro “ÁNGEL, a Raiz Galega de Fidel” da jornalista Katiuska Blanco Castiñeira. Prestigiando mais um evento de Caballeros, compareceram: o Cônsul da Argentina Pablo E. Virasoro e o Vice-Cônsul Santiago Transmonte, a presidente do CRE-BA Mirian Oitaven Boulhosa, a presidente do Hospital Espanhol Nieves Andres Gonzalez, a representante do Reitor da UFBA e Diretora de Faculdade de Letras Sra. Fernanda Almeida Vita, Comunidade Galega e toda a junta diretiva.

A Associação Cultural Hispano Galega Caballeros de Santiago segue firme no seu compromisso de difundir a cultura Hispânica e sobretudo a Galega na Bahia.

Clique na Imagem abaixo e confira a galeria de fotos das Letras Galegas 2018.