NOTÍCIAS

23/01/2018
3ª Feijoada Iemanjá Caballeros de Santiago

Quem participa da festa de Iemanjá, que acontece todo 02 de fevereiro no bairro do Rio Vermelho é conduzido a um mundo de fervor, veneração e fé.
A tradição começou em 1923 quando os peixes começaram a minguar e um grupo de pescadores resolveu ofertar presentes à Rainha do Mar, desde então todos os anos os pescadores pedem fartura de peixes e um mar tranquilo.
Iemanjá é uma orixá respeitada e cultuada, considerada Rainha das Águas, foi vinculada à Nossa Senhora da Conceição na época em que a Igreja Católica proibia os escravos de cultuar suas divindades fazendo com que cada orixá fosse vinculado a um ou mais santos católicos.
A festa de Iemanjá já começa na noite do dia 01 de fevereiro, na casa de Iemanjá onde os fieis passam a noite cantando e festejando Iemanjá e fazendo fila para deixar seus presentes nos balaios que serão levados ao mar pelos pescadores às 16h no dia da festa.
A festa é linda, uma das mais importantes do calendário baiano, cheia de cores, musica e fé. A festa tem início às 5 da manhã, chegando cedo dá pra pegar um lindo nascer do sol e uma alvorada de fogos seguido de grupos de roda e ijexá, capoeira, blocos afro, grupos fantasiados e fanfarras que duram todo o dia.
Dicas dos Caballeros:
Se você quiser levar alguma oferenda opte por sabonetes e perfume alfazema e evite produtos que não se decompõe, ajudando à natureza.
Chegue cedo, pois todo o entorno do Rio Vermelho fica interditado.
O melhor horário para colocar sua oferenda é bem cedinho e depois curtir a festa.
Uma tradição que acontece todos os anos no dia de Iemanjá é a feijoada dos Caballeros de Santiago. Com uma vista incrível, você pode acompanhar a festa de perto e ainda comer uma deliciosa feijoada ao com música ao vivo com a banda “Som de 3”.

Quando? 02/02/2018
Horário? 11h
Onde? Rua da Paciência, nº441.
Quanto? R$80/pessoa.